ssss
ACONTECE
BLOG

Dicas para combater o Aedes Aegypti

Para prevenir a transmissão e manter o perigo bem longe de sua casa, algumas dicas são fundamentais.

O verão, período com maior concentração de chuvas e calor, é a estação do ano em que o mosquito Aedes aegypti - responsável pela transmissão de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya - encontra as condições  ideais para se multiplicar mais rápido,aumentando o risco de proliferação. Durante esse período, o ciclo de reprodução do mosquito é de apenas seis dias. Essa reprodução acontece principalmente em locais com água parada.

Para prevenir a transmissão e manter o perigo bem longe de sua casa, algumas dicas são fundamentais.

Nada de água parada! 

Lembre-se, a água da chuva também pode se acumular em diversos recipientes e reservatórios. Sempre após um período de chuvas verifique cuidadosamente se não ficou água acumulada em algum local e caso tenha ficado, retire-a totalmente 

Muito cuidado com os vasos das plantas

Coloque areia nos pratos dos vasos para evitar que água acumule ali e verifique regularmente se não há acúmulo de água. 

Atenção com pneus velhos

Se for inevitável guardá-los, prefira lugares cobertos ou verifique os pneus constantemente não permitindo que a água se acumule.

Cuidados com a caixa d’água

Um dos lugares favoritos para a procriaçãodo mosquito, a caixa d’água, deve ser mantida sempre fechada e receber limpeza regularmente. O mesmo vale para poços, cisternas e caçambas que se acumulam água.

Limpeza das calhas

Remova folhas, galhos ou qualquer coisa que obstrua o escoamento da água. Faça essa verificação semanalmente.

Latas e garrafas

Mantenha-as emborcadas para baixo, evitando que a água da chuva se acumule e fique parada por muito tempo. O ideal é jogar garrafas, latas e latões no lixo ou não deixá-los expostos ao tempo. 

Cuide das piscinas

Piscinas sem uso devem ser cobertas com uma lona e sua água deve ser tratada com cloro e produtos apropriados.

Preste atenção no lixo

Não deixe sacos de lixo expostos, principalmente em dias de chuva e mantenha-os sempre fechados. 

Como medida complementar, utilize telas protetoras nas janelas. A tela protetora evita que os mosquitos entrem em casa, mas não impedem que ele se reproduza,por isso, o uso de telas e tecidos nas janelas é uma medida complementar que deve sempre ser associada às outras práticas para evitar a reprodução dos mosquitos..